Colocamos lado a lado os três principais iPads que estão sendo comercializados no Brasil para poder lhe ajudar em sua escolha. Não incluímos neste comparativo o iPad mini, que deve ser aposentado em breve, considerando que possui praticamente o mesmo hardware do iPad 2 que deixou de ser vendido na semana passada.
O que mudou na Apple Store foi exatamente osmodelos disponíveis para compra, agora não temos mais o iPad 2, porém, temos novamente a opção do iPad 4 que continua sendo um excelente modelo.
Com estas mudanças ficou ainda mais difícil decidir qual iPad devemos comprar, já que temos dois modelos top de linha disponíveis e um modelo ainda muito poderoso, a escolha não ficará somente entre o tamanho do mas sim, questões de atualizações futuras, custo benefício, etc.
Partimos da ideia de que você já decidiu comprar um iPad e entende as razões do iPad ser melhor que seus concorrentes. Se ainda não decidiu, lhe convido a fazer leitura de um artigo que conta as10 principais razões para você comprar um iPad.
Vamos falar sobre as semelhanças e diferenças destes modelos, temos o objetivo de lhe guiar àmelhor escolha, de acordo com seu bolso.
TAMANHO, PESO E CORES
Aqui começamos com um dos pontos fundamentais da escolha, o que você está buscando: um iPad com tela de 9,7 polegadas ou com 7,9 polegadas?
Muitos se perguntam se o iPad mini Retina tem todos os recursos do iPad maior, a resposta é definitivamente sim, a escolha é puramente pessoal, você quer maior espaço de tela ou prefere a comodidade de transportar mais facilmente um tablet menor?
Na questão peso, modelo de entrada 16GB somente Wi-fi, temos:
- iPad Air: 469 gramas;
- iPad 4: 652 gramas;
- iPad mini Retina: 331 gramas;
Quando falamos de cores, teremos:
- iPad Air: Cinza espacial ou Prateado (frente preta ou branca);
- iPad 4: Preto e Branco (ambos com traseira em cinza);
- iPad mini Retina: Cinza espacial ou Prateado (frente preta ou branca);
Tamanho de tela e dimensões:
- iPad Air: 9,7 polegadas, com 16,9 cm de largura e 24 cm de altura (bordas mais finas);
- iPad 4: 9,7 polegadas, com 18,5 cm de largura e 24,1 cm de altura (bordas mais grossas);
- iPad mini Retina: 7,9 polegadas, com 13,4 cm de largura e 20 cm de altura;
TELA RETINA
Todos os três modelos analisados possuem a excelente tela Retina, eles mantém características muito similares embora existam diferenças em brilho, resolução e contraste.
Já o iPad mini Retina possui a mesma resolução do iPad Air e iPad 4, porém, como o tamanho da tela é menor isso aumenta a quantidade de pontos por polegada, conseguindo assim umaimagem ainda mais nítida. O que deixa a desejar no iPad mini Retina em comparação ao iPad Air é a reprodução de cores, que no Air são um pouco mais brilhantes e vivas.
De todas formas, para usuários iniciantes perceber estas diferenças será muito difícil, a não ser que sejam colocados lado a lado todos os modelos em questão. Este não deveria ser um ponto decisivo na sua escolha, já que a olho nu as diferenças são mínimas.
DURAÇÃO DA BATERIA
Este é outro ponto em que a Apple não costuma fazer diferenças entre seus dispositivos, o assunto da bateria é muito importante e segundo resenhas que pude acompanhar na internet, não há outro tablet que supere os iPads neste quesito.
Todos os modelos prometem as famosas 10 horas de uso, esta duração estimada claro foi alcançada em testes controlados em laboratório e não condizem com a realidade de uso de todos os usuários, finalmente é muito fácil um usuário conseguir alcançar as 6 ou 8 horas de uso de seu iPad sem a necessidade do carregador.
A promessa da Apple para os três modelos é:
Duração de até 10 horas para navegação na internet mediante Wi-Fi, reprodução de música e vídeo. Já para navegação via 3G/4G ela promete até 9 horas de duração.
PROCESSADORES
Aqui o ponto primordial da escolha, onde temos diferenças nos três modelos, estamos falando dedesempenho e por experiência posso lhes afirmar que um iPad mais novo realmente é bastante mais rápido que seus antecessores, porém, o sistema roda fluido em qualquer modelo.
Neste quesito o iPad 4 infelizmente é o mais lento, ele foi lançado em 2012 com um processador A6X dual core com processamento gráfico quad core.
Já por outro lado o iPad Air e o iPad mini Retina são os mais poderosos, sendo que incorporam o novíssimo chip A7 com arquitetura de 64 bits e um coprocessador de movimentos chamado M7. Este conjunto de processadores é um dos mais modernos do mercado e possibilita uma economia da bateria em razão do M7 que se encarrega dos sensores de movimentos.
Há ainda um ponto de menor importância para ser destacado, o iPad Air funciona a 1,4 HGz e o iPad mini Retina a 1,3 GHz, a diferença é mínima e como estão equipados com o mesmo processador é possível que o rendimento maior seja conseguido por meio de overclocking, o que deveria significar pouco ou nada em sua escolha.
Antes de falar sobre cada um dos dispositivos por separado, quero esclarecer que o iPad 4 ainda é um excelente dispositivo, custa oficialmente R$250 a menos que o iPad Air e é comercializado pelo mesmo preço que o iPad mini Retina.
DESTAQUES IPAD AIR – R$1749
- 9,7 polegadas (maior espaço de trabalho);
- Pesa somente 469 gramas;
- Espessura de 7,5 milímetros;
- Processador A7 de 64 bits;
- Coprocessador de movimentos M7;
- 4G compatível no Brasil;
DESTAQUES IPAD MINI RETINA
- 7,9 polegadas (mais compacto no transporte e leve no manuseio);
- Pesa somente 331 gramas;
- Espessura de 7,5 milímetros;
- Processador A7 de 64 bits;
- Coprocessador de movimentos M7;
- 4G compatível no Brasil;
DESTAQUES IPAD 4 (COM TELA RETINA)
- 9,7 polegadas (maior espaço de trabalho);
- Pesa somente 652 gramas;
- Espessura de 9,4 milímetros;
- Processador A6X;
- 4G não compatível no Brasil;