Para ajudar estes usuários, elaboramos algumas dicas e truques especiais sobre o armazenamento, tendo em vista que manter os backups em dia é fundamental para não haver perda de dados em caso de extravio, roubo ou até mesmo compra de um novo dispositivo.
BACKUPS NO ICLOUD, UMA OPÇÃO INTELIGENTE
Já falei sobre os backups do iCloud em outros artigos, inclusive já dei minha opinião de que é melhor realizar backup no computador, para evitar gastos com espaço extra.
Por esse motivo, é muito importante otimizar ao máximo nossos backups do iCloud, para tentartrabalhar da melhor forma possível com o armazenamento gratuito de 5GB.
1) ATIVE OS BACKUPS DO ICLOUD
Claro, antes de começar devemos ativar os backups do iCloud, muitos de vocês poderão saltar este passo, mas se você ainda não configurou as cópias de segurança na nuvem é hora de fazê-lo.
Temos três formas de realizar essa configuração, vamos conhecer uma a uma para que você escolha aquela que lhe pareça mais fácil.
- a) No computador: conecte seu iPad ou iPhone no computador com o cabo USB e abra o iTunes, toque em Resumo na lista de dispositivos, depois veja Backups, então escolha Fazer o Backup Automaticamente no iCloud.
- b) No iPad ou iPhone: é possível também configurar diretamente no dispositivo para que sejam feitos os backups no iCloud, você deverá ir nos Ajustes > iCloud > Armazenamento e Backup > Ligar Backup do iCloud.
- c) Backup manual no iPad ou iPhone: por último, podemos fazer nossos backups de forma manual utilizando somente o dispositivo, você deverá abrir Ajustes > iCloud > Armazenamento e Backup > Tocar em Efetuar Backup Agora.
2) GERENCIE SEUS BACKUPS
Não haverá sucesso no uso do iCloud como forma de backups se não somos organizados e selecionamos exatamente aquilo que nos interessa ser guardado, lembrando que temos somente 5GB gratuitos, será necessário trabalhar para não precisar pagar nada extra.
Imagine a situação, você possui um iPad com 64 ou até 128GB de armazenamento, ele está cheio de arquivos e dados, não será possível fazer um backup no iCloud já que temos somente 5GB grátis.
Os dados que são guardados automaticamente são:
- Ajustes do dispositivo;
- Fotos e vídeos do Rolo da Câmera;
- Dados dos aplicativos;
- Notas;
- Organização da tela inicial e pastas de aplicativos;
- iMessage;
A Apple ainda oferece o armazenamento de até 25.000 fotos mais recentes de nosso Rolo da Câmera, uma opção bacana pois no início eram somente 1000 fotos. A maçã aumentou o número de fotos que são guardadas como “Streaming” (compartilhamento de fotos), é dizer, você não pode simplesmente apagar suas fotos pois aquelas ali estão diretamente sincronizadas com o aparelho, ao apagar do aparelho você apaga também do serviço online.
Estas fotos ficam guardadas sem contabilizar espaço dentro dos 5GB e ficam disponíveis por 30 dias, é somente uma forma de enviar as fotos tiradas com o iPad para o iPhone ou vice-versa.
Outra informação importante é que as músicas, aplicativos, filmes e outros conteúdos de multimídia não ficam guardados no iCloud, mas você pode obtê-las sempre que desejar novamente pois se encontram na loja, suas compras não consomem GB no iCloud.
Se suas músicas não são compradas na iTunes Store recomendo o uso do iTunes Match que legaliza as músicas e as armazena na nuvem por uma taxa de U$24,90 por ano.
3) ESCOLHA AQUILO QUE SERÁ COPIADO
Como falei anteriormente aqui no blog, é possível selecionar os conteúdos que nos interessam dentro do iCloud e dessa forma economizar espaço na nuvem.
Para configurar você deve:
- Abrir os Ajustes;
- Ir em Geral;
- Tocar em Uso;
- Tocar em Gerenciar Armazenamento;
Lá encontrará um índice com todos os conteúdos que pode deixar dentro ou fora do backup, ainda um resumo dos backups de seus dispositivos e quanto eles ocupam na nuvem.
Toque no dispositivo desejado iPad ou iPhone para configurar o que entra ou não na cópia de segurança, para desligar basta deslizar a chave para a posição branca.
Você deve escolher o que deseja desativar, observando quanto espaço cada aplicativo está ocupando no iCloud, podemos cancelar aqueles que não são imprescindíveis, mantendo claro aqueles importantes como documentos do Pages, Keynote, Numbers, etc.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Com estes truques de armazenamento no iCloud você poderá conseguir armazenar os documentos mais importantes sem a necessidade de pagar um armazenamento extra, que pode custar entre 20 e 100 dólares anuais, dependendo do espaço escolhido (10, 20 ou 50GB).
Se optar por fazer um upgrade pagando, bastará acessar Ajustes > iCloud > Armazenamento e Backup > Comprar mais espaço.
- Você usa o backup do iCloud?
- Está controlando periodicamente o espaço que tem livre?
- Comprou espaço extra? O que acha do serviço?